top of page
Advogados usando a Beca

Por que vestimos a Beca?

Como um gesto de amor pelas nossas profissões e pela história que escrevemos dentro dos tribunais?!

​

Como respeito por aqueles que nos procuram e pelos nossos pares ou como reflexo de que todos somos iguais perante à lei?!

​

Para nós, a beca é plenitude.

É um símbolo de paixão, mas também da integridade da nossa imagem e de todo processo judiciário.

​

Por isso, nós acreditamos na exclusividade da produção artesanal, em cada ponto dado, como cada palavra medida.

​

Na matéria-prima que oferece toda a leveza de quem acolhe.

​

Na resistência de um argumento bem defendido e na serenidade para cumprir um dever que é seu.

​

A beca é o amor pelos atos judiciários, é o respeito por todos e a plenitude de um trabalho bem feito.

Beca Oficial da Advocacia - Torçal Grená

"El habito no hace el monge, y es cierto;

pero el monge sin habito no es tan monge".

(Bielsa)

​

A Beca está entre os símbolos do advogado, cujo direito de uso é assegurado pelo inciso XVIII do artigo 7o da Lei nº 8.906/94 e regrado pelo Provimento nº 08/64 do

Conselho Federal da OAB.

​

O Provimento nº 08/64, que trata do tema, dispõe: “art. 1º. O modelo das vestes talares do advogado, de uso facultativo nos pretórios ou nas sessões da OAB, consiste na beca estabelecida para os membros do Instituto dos Advogados Brasileiros pelo Decreto Federal nº 393, de 23 de novembro de 1844, com as seguintes modificações: a) supressão do arminho do gorro, da gravata e da tira de renda pendente; b) inclusão de duas alças de cordão grenat, grosso, pendentes sob a manga esquerda.

​

São verdadeiras memórias de uma época em que o Instituto dos Advogados Brasileiros - instituição jurídica mais antiga das Américas e célula mãe da Ordem dos Advogados do Brasil -, estabelecia algumas das regras que norteavam a nobre profissão da advocacia, voltado para a imagem, respeito, paixão e nobreza da nossa atividade profissional.  O IAB foi fundado em 1843 e sua história se confunde com a própria história do país.

A beca oficial dos Advogados e Advogadas carrega na manga esquerda a cor do Instituto dos Advogados Brasileiros. A cor grená é também a cor do manto de Santo Ivo, padroeiro dos Advogados.

 

Como referido pelo Dr. Benedito Édison Trama em destacado Parecer do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados de São Paulo: “pode-se dizer que a beca, ao lado da toga, pela sua tradição e seu prestígio, é mais do que um distintivo. É símbolo.  Alerta, naquele que a veste, a lembrança de seu sacerdócio, e incute no povo, pela solenidade, respeito aos atos judiciários”.

​

Ezequiel Vetoretti

Advogado

Ficou com alguma dúvida?

bottom of page